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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Oito maluco & Mau-Mau (dois jeitos alternativos de jogar UNO)

Se você está acostumado a jogar Uno, vai se adaptar facilmente as regras do oito maluco.
Você pode jogar entre 2 à 8 pessoas e dependendo do número de jogadores pode-se utilizar dois baralhos.
Neste jogo não utiliza-se os curingas.

Como joga?
São distribuídas 7 cartas para cada jogador e uma carta do monte deve ser aberta na mesa, a partir disto os jogadores deverão jogar uma carta de valor igual ao da carta aberta na mesa, ou do mesmo naipe da mesma (independente do valor).
Por exemplo, foi jogada na mesa um 7 de copas:



O jogador seguinte deverá jogar ou um 7 de qualquer naipe ou uma carta de valor qualquer porém do naipe de copas, por exemplo:



Agora o jogador seguinte deve jogar ou um 4 de naipe qualquer ou uma carta de valor qualquer porém com o naipe de copas, exemplo:



Neste momento o próximo jogador a jogar deve jogar um 4 de naipe qualquer ou uma carta de qualquer valor mas com o naipe de espadas.

Se o jogador não possuir alguma carta nestas condições (do mesmo naipe da carta jogada ou do mesmo valor) ele tem a obrigação de comprar uma carta do monte, caso esta carta também não o ajude, sua vez é passada para o próximo jogador, caso a carta comprada o ajude, ele deverá jogá-la na mesa.

Cartas Especiais:
Existem algumas cartas com funções ''especiais'' no jogo, são elas:

1) as cartas 8: Você pode jogar a carta de valor 8 de qualquer naipe para substituir qualquer carta, por exemplo: está na mesa um 5 de ouros, para descartar uma carta ou você joga um 5 de naipe qualquer ou uma carta com o naipe de ouros, mas caso não possuir cartas nestas condições mas possuir um 8, você poderá jogá-lo sem problemas e não perderá a vez.
Para o jogo prosseguir a próxima pessoa deve jogar ou outro 8 em cima do 8 anterior, ou uma carta do naipe daquele 8 jogado.

2) Rei (K) de qualquer naipe: Ao jogar esta carta o sentindo do jogo se inverte. Por exemplo: Se estão jogando os jogadores A, B, C e D nesta ordem (sentindo horário), quando o rei é jogado por exemplo pelo jogador C, a rodada volta para o jogador B e o sentindo passa a ser anti-horário: B, A, D e C.

3) Dama (Q) de espadas: Quando esta carta é posta na mesa, o jogador seguinte deve comprar 5 cartas do monte e não poderá jogar nesta rodada.

4) Valete (J) de qualquer naipe: O valete faz com que o jogador seguinte perca sua vez.

5) as cartas 2: Quando esta carta é posta na mesa o próximo jogador deve comprar 2 cartas, a não ser que este possua um 2 também, então ele irá jogá-lo e o próximo jogador deverá comprar 4 cartas, a não ser que ele também possua o 2 e aí ele o joga e o próximo jogador deverá comprar 6 cartas, e assim sucessivamente. 

O objetivo do jogo é bater, ou seja, não ter mais nenhuma carta na mão, o jogador que bater vence o jogo.

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