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quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dá trabalho fazer joguinho?????

Resumindo este post que poderia muito bom vir a ser enorme: DÁA POURRRA, DÁ UM TRABALHO DO CAO!!
Mas não, não... Sério... Vou tentar explicar e por vezes exemplificar do porquê dá trabalho criar um jogo sozinho. :)

Primeiro: Crio jogos no RPG Maker, e mesmo você pensando aí que a engine é de fácil uso, fazer um jogo que sequer preste não é tão simples assim... Porque é como disse um sábio filósofo dos fóruns que outrora já frequentei, mas que no exato momento não conseguindo recordar-me de quem fez esta citação: "Quem faz o jogo é o programador, não o programa''.
Então para os mais lerdinhos que não entenderam o recado: Não importa onde diabos você esteja criando o ''joguinho'' -sim, vou me utilizar de termos infantais propositalmente por que eu quero- criando o ''joguinho''... O que importa são suas habilidades, tempo, originalidade e esforço.

Vamos abranger estes quatros tópicos primeiramente, pode ser?

Habilidades: Como pode um patife qualquer conduzir um fogão e preparar um delicioso camarão, se este nem mesmo sabe esquentar a água na panela?
E como que pode uma qualquer dirigir aquele Fusca azul fosco, se ela não sabe nem sequer o que é uma marcha?
Como que pode um simples garoto (se você for menina leia 'garota') querer desenvolver um jogo de corridas ou um click'n'play, se não sabe nem mesmo o que é um operador de verificação?
As coisas parecem simples como 2+2 são 4, mas quem disse que chegar neste resultado seja tão simples assim?
Antes de querer mergulhar neste mundo você precisa saber o que está fazendo, como está fazendo, para quem está fazendo! Ou seja, você precisa saber no mínimo o básico de programação simples (Eventos do rpg maker ou até Ruby são ótimas recomendações para iniciantes), algo relativamente moderado sobre a montagem de cenários e fases, ter bom senso para selecionar os recursos sonoros do jogo (isso se não quiser criar suas próprias trilhas sonoras e ter que estudar também a magia da sonoplastia), saber utilizar com maestria algum editor de imagens, e ter uma noção básica sobre gráficos e jogabilidade, e quem sabe... Se deseja que seu jogo possua um ar de originalidade e uma certa ''chama especial'', você precisa estar com os dedos afiados para começar a digitar o enrendo do que virá a ser um jogo criado por ninguém menos que você, isto é, se você já tiver uma certa noção sobre roteiros, do contrário... Mais um item para sua lista.
Em resumo: Se você deseja criar um jogo no mínimo razoável ou básico, na margem dos jogos ''Blehh... Dá pra jogar'', você antes precisa saber muita coisa.
Se fosse fácil, eu não teria passado 3 anos da minha vida escrevendo aulas e tutoriais para iniciantes neste meio. (Claro, eu poderia ter sido mais rápida, mas o tempo corre pra mim).
A vida é um aprendizado, e quando você achar que já aprendeu tudo, estará redondamente enganado (e se você está acima do peso, não se ofenda com minhas palavras). Porém, quando adquirir o conhecimento necessário, você estará pronto para lidar com suas habilidades.
O conhecimento é repassado do mesmo jeito para todos, porém tem gente que absorve mais do que outros, assim como também tem gente que consegue descobrir que sabe fazer coisas incríveis através de suas habilidades, habilidades estas que foram frutos de sua absorção do conhecimento adquirido anteriormente, este mesmo conhecimento que fora repassado para todos a sua volta, igualmente. É nesta hora que você pode se destacar, suas habilidades irão dizer até onde você irá, e dependendo do lugar, você poderá criar coisas incríveis.
Apenas não dependemos da onde estamos criando nosso humilde (ou talvez não tão humilde) jogo, mas sim o quão habilidoso você pode ser.

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