Pages

Subscribe:

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Arquivos vergonhosos do Orkut

Ah Orkut... Desde 2004 ''conectando'' as pessoas! A proximidade! Uma das primeiras redes sociais no Brasil! Aposto que 80% dos Brasileiros tiveram o Orkut como sua primeira rede social, desde que foi ao ar em 2004, mesmo com aquele sistema ridículo de convites! Que antiguidade, hein?
O Orkut nos proporcionou ótimas risadas com suas pérolas, tardes e noites de conversas através de scraps, brigas e tretas em comunidades terminadas no MSN, declarações de amor por depoimentos.
O que dizer dessa rede social que mal chegou e já considero tanto?
No Orkut você tinha fãs, ter o selo de 5 anos era sinal de ostentação, e se tiver 100000+ scraps então... Vish! Aí você era Deus! Ah Orkut... Quantas lembranças!
Pena que este ano o Google resolveu encerrar o Orkut e consequentemente aniquilar qualquer resquício de lembrança que eu teria, quando acessava essa rede social freneticamente.


Eu não acesso o Orkut já tem um bom tempo, desde quando eu o substitui pelo Facebook e associados.
Em 2010 o Orkut começou a decair, mudou o design uma porrada de vezes, começou a ficar ''desabitado'' e perder a graça, o negócio agora é Facebook!
Mesmo assim, eu tinha lembranças da minha adolescência virtual guardadas com muito carinho nas páginas daquele servidor, por isso, decidi criar essa postagem! Para mostrar à vocês algumas de minhas lembranças dessa época (apesar de serem bem embaraçosas) e para deixar guardado em algum cantinho algo que já existiu e me fez feliz por um tempo.
Eu saio do Orkut mas o Orkut não sai de mim:

Plaquinhas dos amigos:
Existiu uma época no Orkut que era super na moda seus amigos tirarem uma foto exibindo um pedaço de papel (ou qualquer outra coisa) escrito seu nome, em forma de homenagem.
E claro... Como eu tinha bons amigos, fui homenageada algumas vezes, vejam:







Fakes:
Massssssssssssss.... Acessar o seu profile pessoal não era nem de longe a graça do Orkut (pelo menos pra mim).
Na maior parte do tempo da minha vida ''orkutiana'', eu ficava acessando meus profiles fakes e ostentando demais!
E pra quem não sabe, no Orkut a palavra ''fake'' tem um significado diferente do que se é entendido hoje.
No orkut ter um fake significava criar um profile de alguma celebridade (ou não) e encarar esse personagem como seu alter-ego.
Hoje eu era a Britney Spears e amanhã a Emma Watson, por que não?
Na minha época de fake, desde 2006 (quando criei meu primeiro fake da Ashley Tisdale) eu havia criado algumas comunidades para representar o que o pessoal mais falava naquela época, desde ''queixas'' sobre o comportamento de outros fakes, até coisas aleatórias.
Veja o copilado:

PS: Fiz questão de cortar as descrições das comunidades, porque aí já é querer me humilhar sozinha hahaha :,(


Algo bem comum e recorrente no fake eram as ''fofocas''. Lembro-me que existiam até ''Jornais Fakes'' em formato de comunidade, onde algum desocupado (bem mais desocupado que os demais) ficava escrevendo ''notícias e matérias'' da vida dos fakes mais ''populares'' do pedaço. Era engraçado. :,)


"Mas sempre volta.'' Essa era a descrição da comunidade!
O que acontece é que como hoje em dias temos os attwhores no Tumblr, Twitter e Facebook, no Orkut não era diferente! Se você estava carente e queria chamar a atenção, bastava anunciar que iria deletar sua conta no Orkut que já apareciam milhares de pessoas lhe implorando para ficar, para não fazer isso, e etc.
Eu criei essa comunidade pra criticar essa atitude ''suicida'' do pessoal carente, mas devo confessar que já fiz isso também. Foi legal.


Peguei pesado no título dessa comunidade! Tão pesado que tinham vezes que o Orkut bugava o número de membros, deixando às vezes ''-1 membros'' hahaha!


(Clique na imagem pra ver melhor)

Essa comunidade mereceu o print completo! Quem já não passou por isso?
Mas olha... Se essa situação ocorria desde 2006 e se estende até hoje, percebo que não era um problema da época.


Nessa época a disputa era grande, considerem.


O que me levou a criar essa comunidade foi o fato de que existam muitos fakes ''floopados'' (lê-se desconhecidos) e que se achavam os donos do bolo.
Hahahahaha, hoje em dia eu dou risada desses pensamentos.


Eu perdi... Olha eu postando as bobagens aqui.


Um problema muito irritante que acontecia com frequência: Você digitava alguma mensagem (scrap) para seu amigo, e o bendito era direcionado pra caixa de spam do mesmo. A raiva era grande quando a mensagem não era uma mera mensagem, e sim um texto fuck over de 2500 linhas!


Esse negócio de originalidade era engraçado: Pra você ser o'' fake original'' de alguma celebridade específica, você deveria ter sido o primeiro a criar a conta do mesmo, normalmente em 2004, 2005 ou 2006.
O problema é que tinham uns malandros querendo se passar por original. Eles forjavam profiles, hackeavam fakes inativos, trocavam seu rim por uma conta antiga e etc.
Por isso essa comunidade foi criada, onde a descrição dizia ''Não te fará o original''.
Na realidade eu nunca entendi qual era a importância de ser o original de alguma celebridade que você gostasse (ou não), mas eu sei que era sinal de respeito.


A cara desse vampiro homossexual sempre me fez rir bastante, por isso nunca troquei essa foto.


"Eu tenho alergia''.
É, eu tinha alergia de mim mesma, o que fazer?


Além dos forjadores de profile, monossílabos, attwhores e aspirantes à populares, ainda tínhamos os falsos... Mas esses estão em todos os lugares, não?



Colheita feliz! Esse sim era um joguinho bom! Olha só o que ele fazia com as tias doidas: Clica!
O problema é que você plantava um monte de frutas raras, e algum amigo idiota roubava de você!Sim, somos roubados até no Orkut, acredita?


Mas hein...


Eu era chata. :(


Não disse que eu era chata?


A mesma preguiça que tenho hoje em dia de responder as mensagens no facebook, celular, e etc. Eu tinha de responder os scraps no Orkut!
Algumas coisas nunca mudam...


Mas é gente... Tinha pessoa que achava que só porque você disse ''Oi'', já era seu BFF.


Outra comunidade ironizando os falsos originais.


Se hoje em dia você encontra muitos ''posers'', na época do Orkut essa turma era o triplo do que se tem hoje.


Olha, isso é resquício dos barracos e tretas do fake, era hilário e ao mesmo tempo estranho.


(y)


Tinha gente que só te visitava mas nunca falava com você. Na maioria das vezes era pra ''bisbilhotar'' sua vida.
Sim, o Orkut mostrava quem visitou seu profile.


"É a mesma coisa que limpar o rabo com papel''.
Hahahaha, na verdade não era essa a descrição da comunidade, mas era algo desse tipo.
Assim como hoje, ouvir um ''Eu te amo'' de alguém do orkut era a mesma coisa que dizer ''Olá''.


"Apenas não tô afim de responder os scraps''.
É, a preguiça destruía amizades.


"Eu quem mudo do Orkut''.
Pois é, essa comunidade foi criada pra criticar as mudanças que o Orkut havia sofrido.
Aquilo ali tava um cocô, e por isso eu mudei de lá mesmo e migrei pro facebook, mas sem fake.


E isso se procede até hoje.


Só clicando na imagem pra entender...


Novamente criticando o ato de forjar profiles originais.
Nossa, agora eu vejo como isso era importante pra mim!


E isso se procede até hoje [2]


Tá pensando o que? No fake tinham os ''pegadores'' também.
Não só no fake mas como no Orkut todo, era escroto demais.


FACEBOOK!
Na verdade... A moda era plagiar seu nickname super descolado.
É cada um sem criatividade, tsc, tsc.


Olha aí, a comunidade acima faz jus à essa.


O mais engraçado dessa comunidade era ver o pessoal postando-a como indireta para algum ex.


E essa também.


Justin Timberlake e sua foto bizarra!
Aliás, eu não era muito feliz em combinar as fotos das comunidades com seu contexto.


"E fui avisar pra todo mundo no Orkut''.
Uma critica sobre a atitude de algumas pessoas que postavam tudo o que faziam no fake.
Mal sabia eu que mais tarde existiria o Twitter... O local autorizado para você fazer esse tipo de coisa! #sabedenadainocente


Essa comunidade mereceu o print completo!
Acontece que no fake tudo era permitido: Ser fake de mulher sendo homem, e ser fake de homem sendo mulher! Imagina as confusões? :,)


E até hoje tem de montes.


Por um monte de motivos torpes: Desde não gostar de fulano por ele ter um nick feio, até de não gostar porque ele não era original. :,(


Essa comunidade era em homenagem às outras comunidades.


Esta comunidade poderia resumir todas as outras...


Ódio era um dos maiores sentimentos do fake, sério.


^ Viu só?


Tinha gente que recusava outras pessoas, e ainda mandava essa comunidade no scrapbook do infeliz, era engraçado xD
Recusar = Não aceitar a solicitação de amizade.


Aprendi isso com o tempo.


"Irritam''.
Sabe o que era ser capenga?
No Orkut você tinha uma área chamada de ''about'', para escrever sobre sua vida. Mas os fakes não usavam essa área pra isso, e sim para abusar do HTML e enfeitar seu profile, o transformando num verdadeiro carnaval!
Mas o carnaval tinha que ser moderado, se não você era considerado ''capenga''.

Veja meu profile fake sem abuso sexual do HTML:



Veja um profile capenga (e garanto que existem piores):


Entendeu?
Pois bem, os capengas sofriam bastante preconceito e eram quase sempre recusados. Não só pelo profile de pobre, mas também pelas atitudes idiotas, o que a gente pode comparar com atitudes de noobs, ou ''noobice''.
Colocar o nome do fake de ''Bolo de chocolate'', ''A tal da danadinha'', ''mlk piranha'', ''nenem xem tatati e sem nanaem'' e etc. Era sinônimo de que a pessoa era capenga, e imbecil também, né? Sem contar aqueles caracteres horríveis à cada letra, cruzes!


Putz... Eu tinha preguiça desde 2006, isso que eu chamo de doença crônica. :)


E isso se procede até hoje [3]


Mas eu tô fazendo vocês rirem com essas comunidades. =(


Mas eu sou, ok,ok?


"Merecem ser ignorados''. - Leone, Mayara.
Palmas, palmas!


Essa é boa também!
Além do povo encher o ''about'' de HTML, ainda colocavam regras para adicioná-la. Algo como:
Para me adicionar:
Mande um scrap avisando;
Não seja capenga;
Tenha um fake da celebridade que eu gosto;
Seja dono das Casas Bahia, e etc. Era ridículo.


"Meu avatar''.
Uma alegria dos fakes: Trocar a foto do perfil (mas conhecida como ''avatar'') à cada instante, sem ter essa put@ria de ''likes'' na fotos.


Note que a comunidade que se utilizou de uma palavra de baixo calão, é a comunidade com mais membros. :)


huh?


Tinha gente que tinha vergonha de mostrar a foto do seu ''off'', ou para ser mais exata... A pessoa que fica atrás do computador.
Em consequência disso, ao invés de mostrarem a foto real do seu ''off'', mostravam uma pessoa aleatória, na maioria das vezes, uma pessoa MUITO bonita! Chegou uma hora que isso ficou bem manjado, tinha que ser muito trouxa pra acreditar.
A comunidade foi criada em homenagem às pessoas que não tinham vergonha do seu verdadeiro ''eu''.


\nemri
Comando famoso por chamar um emoticon de uma pessoa ''entediada'' no MSN. :-)


"Mas da educação eu esqueci''.
Comunidade em homagem às pessoas que tinham abouts turbinados com HTML, mas eram bem grosseiras.


Sente?


Minhas comunidades eram pro pessoal agressivo, e também pros sentimentais :,(


"Quando perdemos''.
Esse é o caso do Orkut. :,(



A descrição dessa comunidade ficou tão famosa, que virou bordão entre os fakes da época, hahaha :,D

Bem... Eram essas as comunidades que eu era dona, mas não pense que eu tinha apenas isso.
Eu era dona e moderadora da MAIOR comunidade de fakes do Harry Potter também, A Hogwarts RPG:


Nessa comunidade o pessoal interagia com seus fakes dos personagens da saga Harry Potter e claro, era um festival de bobagens e tretas.
Tinham fakes de praticamente todos os personagens, desde os principais até aqueles mais desconhecidos, vide Daphne Greengrass.
Olha só a quantidade scraps no profile da moderação:






Isso tudo de solicitação pra fazer parte da comunidade! =O
Eu e uns amigos cuidávamos da coisa, e posso lhe dizer... Não era mole não!
Pra você ter uma ideia, além do chat e de jogos bobos, tinham as competições entre as quatro casas, torneio Tri-bruxo, ''aulas'' e etc.

Era muito legal, pena que a comunidade ficou deserta depois da era Facebook, mas as boas lembranças não serão apagadas!


Alguns Depoimentos:
Com certeza nunca existiu algo que transmitisse mais falsidade alheia que não fosse a opção de enviar depoimentos para seus amigos!
Você escrevia um monte de palavras nada a ver para alguém que considerava ''querido'' e depois enviava! Tinha gente que era humilde e escrevia apenas um ''eu te amo'', tinham outros que gostavam de escrever a história de suas vidas, outras pessoas falavam um monte de bobagem, algumas só postavam pra ficar no ''topo'' (ter seu depoimento como o primeiro da lista), e já outros postavam só pra ficar bonitinho e pegavam palavras prontas na internet.
Esse sistema de depoimentos ocasionou uma série de pérolas com relação ao Orkut (pesquise na internet por ''pérolas do orkut'') porque esse sistema não era como os scraps. Você escrevia sua mensagem, mas a mesma só apareceria no profile da pessoa se ela aceitasse seu depoimento. Em consequência disto, algumas pessoas escreviam ''mensagens secretas'' para outras, através dos depoimentos, porque diferente dos scraps, os depoimentos não ficavam públicos, até que a pessoa que o recebeu não o aceitasse, e isso ocasionou em um montão de pérolas de depoimentos que foram aceitos e que não deveriam ter sido aceitos.
Então decidi postar alguns depoimentos engraçados pra vocês.

PS: Esses depoimentos me foram enviados no meu profile pessoal.

Esses aqui não eram para eu aceitar:


Agora depoimentos de amigos:




Pois é, são muitas coisas para postar, eu usei o Orkut de 2005 até 2010 mais ou menos e tem MUITA coisa pra mostrar, mas não quero deixar essa postagem tão longa (e não quero me humilhar mais t.t)
Por isso, deixarei aqui a imagem do meu profile pessoal, para finalizar a postagem:




O Orkut foi por muito tempo uma ótima rede social, onde passei praticamente toda a minha adolescência virtual. Aqui conheci amigos e inimigos, ri, chorei, briguei, brinquei, tive meus acertos, mas também meus erros, foi um mundo para qual eu me dediquei por um tempo e é meio triste saber que vai acabar.

RIP ORKUT: 2004 - 2014
Dez anos de pura ostentação!






0 comentários:

Postar um comentário