Pages

Subscribe:

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Hora de aprender a jogar Presidente

Resultado de imagem para dilma

Este é um jogo rápido e muito conhecido pelo mundo todo, o jogo de presidente!
Joga-se com 1 baralho apenas sem os curingas (dependendo do número de pessoas) com no mínimo 4 jogadores.
Defina o carteador, este deve distribuir uma carta para cada jogador no sentido horário (começando pelo jogador a sua direita) e encerrando a distribuição para si. Quando todas as cartas do baralho forem distribuídas para todos os jogadores o jogo inicia-se. Se estiver jogando entre 4 pessoas, todos receberão 13 cartas cada.
*Dica: Organize as cartas em sua mão em ordem crescente.

O objetivo do jogo é ficar sem cartas na mão primeiro, a primeira pessoa que descartar todas suas cartas será o presidente, assim como a segunda pessoa que o fizer será o vice-presidente, a terceira pessoa será o vice-bobo, e pessoa que sobrar com alguma carta na mão quando todos já bateram será o bobo.
Em presidente são 4 cargos oficiais (presidente, vice, vice-bobo e bobo) os outros cargos (no caso de ser jogado entre mais pessoas) são neutros.

O jogo se inicia com a pessoa a direita do carteador, neste momento ninguém possui cargos.
O jogador da vez deve iniciar a rodada jogando alguma carta de sua mão na mesa, os jogadores seguintes devem jogar então uma carta de valor maior que a carta anteriormente jogada. *Aqui os naipes não interferem no valor das cartas*
Por exemplo: Jogador A joga um 4 na mesa, os próximos jogadores deverão jogar qualquer carta que tiverem em mãos com um valor maior que 4, por exemplo 5, 6, 7... Se quiser até o valete direto (sem ter que ficar seguindo uma sequência).
Mas lembre-se: O objetivo do jogo é bater, ou seja, não ter mais cartas em mãos, então procure sempre jogar as cartas de valor baixo primeiro para se livrar delas, pois se ficar com um 2 ou 3 na mão por exemplo, será muito difícil jogá-las, pois todos jogarão cartas sempre de valores altos e como essas cartas são as mais baixas do jogo, corre o risco de você nunca conseguir se livrar delas e se dar mal.
Um exemplo do que foi dito acima? Digamos que você tenha em mãos: 3, 5 e Dama, aí um jogador joga um 2 na mesa, e ao invés de você jogar o 3 na sua vez para se livrar dele você por exemplo joga a dama direto. Fazendo isso você continua com duas cartas fracas na mão: 3 e 5, e sabe-se lá quando alguém jogará um 2 novamente na mesa para que você possa jogar o 3, ou se alguém jogará um 4 para você jogar o 5, portanto não foi uma boa escolha descartar a carta alta com cartas fracas na mão, a não ser que faça parte de uma estratégia premeditada.

Ganha a rodada a pessoa que jogou a última carta que ninguém conseguirá bater.
Por exemplo: Jogador A joga um 9, jogador B joga o valete, jogador C joga o rei e jogador D joga o Às.
Como o Às é a carta mais alta de todas, ninguém mais conseguirá jogar uma carta maior que esta, portanto o jogador D ganha a rodada e inicia a próxima com alguma carta que ele queira jogar de sua mão.

Seguindo: Jogador D inicia a rodada com um 8, jogador A joga o 10, jogador B joga uma dama, então o jogador C não possui uma carta maior que a dama (rei ou às) neste caso, a pessoa diz 'passo' e sua vez é dada ao próximo jogador, portanto agora é vez do jogador D novamente que também não possui uma carta melhor que a dama e também passa, o jogador A esta na mesma situação e passa também, ou seja, todos os jogadores passaram sua vez, então a carta do jogador B é a carta mais forte e que ninguém conseguiu 'matar', portanto o jogador B ganha a rodada com a dama e iniciará a próxima.
Ao iniciar a próxima rodada, a anterior é 'limpa', ou seja, todas as suas cartas jogadas na mesma são postas de lado e o jogador vencedor da rodada anterior quem inicia uma nova rodada com novas cartas a serem postas na mesa.

Esta jogada de iniciar a rodada apenas com uma carta é chamada de 'única', porém existem mais quatro jogadas que podem ser feitas em Presidente:

Dupla: A pessoa que iniciar a rodada tem o direito de escolher se deseja jogar uma carta única, ou um par de cartas de mesmo valor, por exemplo: 5 e 5. Ao tomar esta escolha, os próximos jogadores deverão jogar duas cartas com valor maior que 5, exemplo: 6 e 6, ou 7 e 7 ou 8 e 8, e assim sucessivamente... Caso algum jogador não tiver uma dupla maior, este deve passar a vez.

Perguntas que sempre fazem: 

1)'Ah, mas se por exemplo a dupla é 8, 8 e eu tiver um 9 na mão, posso jogá-lo?'
R: Não. Se o jogador que iniciou a rodada está jogando em carta dupla, todos devem seguir a jogada apenas colocando na mesa cartas que formem uma dupla, e esta dupla deve ser maior que a última dupla posta na mesa, portanto, mesmo se você tiver a carta única maior que o valor da dupla você não poderá joga-la nesta rodada e deverá passar a vez.

2)'Tenho duas duplas maiores que a da mesa,  posso jogá-las ao mesmo tempo?'
R: Não. Mesmo se tiver duas ou mais duplas maiores que a da mesa você sé deve jogar uma de cada vez, não é permitido jogar várias cartas na mesa numa única vez, só dentro das regras, por exemplo, só é permitido jogar 2 cartas de uma só vez se a jogada estiver na dupla e se esta dupla for maior que a da mesa, com exceção disto não é permitido jogar várias cartas na mesa numa única vez.
Exemplo: Dupla na mesa: 4 e 4... Duplas em sua mão: 5 e 5, 7 e 7, 9 e 9. Neste caso, você não pode jogar as três duplas na mesa de uma só vez, escolha entre uma delas para jogar (de preferência sempre a menor).

3)'Estão jogando cartas únicas, posso no meio da rodada iniciar uma dupla?'
R: Não. O único jogador que pode escolher o jogo é o vencedor da rodada anterior, apenas quem inicia a rodada é quem decide se será jogado única, dupla e os outros jogos que serão mostrados abaixo, se você não é o iniciante da rodada você não pode alterar o jogo, só deverá seguir o que foi imposto pelo iniciante.
E se a rodada começou com cartas duplas, ela vai perdurar até o final neste jogo, mesmo o iniciante não tem o direito de mudar o modo do jogo durante a rodada.

Trinca: Na trinca a pessoa inicia a rodada com 3 cartas de mesmo valor, exemplo: 5, 5, 5. 
Os próximos jogadores deverão jogar uma trinca maior que a da mesa, neste caso por exemplo, qualquer trinca maior que 5 (8, 8, 8, por exemplo)
*As regras de trincas são exatamente iguais aos da dupla mostradas logo acima!

Quadra: A pessoa inicia a rodada com 4 cartas de mesmo valor (6, 6, 6, 6, por exemplo) e para alguém 'matar' a quadra da mesa, esta deve ser maior que 6, por exemplo: valete, valete, valete, valete.
Em alguns modos de jogo, quando alguém põe uma quadra na mesa, esta tem o direito de pedir revolução.
Na jogada de revolução o jogo se inverte, ou seja, anteriormente as cartas maiores iam batendo o jogo (por exemplo, para ganhar a rodada com um 9 na mesa, a pessoa deveria jogar alguma carta maior que 9, por exemplo o rei) quando o jogo está em revolução, agora são as cartas fracas quem matam o jogo.
Exemplo: Na revolução foi jogado um 4 na mesa, isso significa que para a pessoa ganhar ela deve sempre jogar uma carta menor que o 4, por exemplo o 2.
Se antes o Às era a carta definitiva e limpava a rodada, agora em revolução o 2 é esta carta, ou seja, quando alguém jogar um 2 na mesa esta pessoa vence a rodada (pois não existe nenhuma carta menor que 2).
Se durante a quadra a pessoa pede revolução e algum jogador consegue jogar uma quadra menor que a da mesa, esta pessoa tem o direito de escolher entre a revolução permanecer, ou pedir 'paz'.
Ao pedir paz, o jogo volta a ser jogado como anteriormente, ou seja, as cartas altas vão matando o jogo novamente.
Por exemplo, o jogador B inicia a rodada com uma quadra de sete: 7, 7, 7, 7 e pede revolução; o jogador C não tem quadras então passa a vez, mas o jogador D tem uma quadra menor que sete: uma quadra de cinco (5, 5, 5, 5) então este ganhou a quadra e tem o direito de escolher entre continuar a revolução ou pedir paz. O jogador D quer continuar com a revolução, o jogador A não tem quadra e passa a vez, o jogador B também não tem como bater a quadra de cinco e passa, o mesmo ocorre com o jogador C, então o jogador D por ter jogado a menor quadra na revolução vence e inicia a nova rodada.
Agora ele inicia a rodada com um 5 por exemplo, os próximos jogadores devem jogar uma carta menor que 5 para ir matando o jogo, se não tiverem cartas menores que 5 devem passar a vez.

AK47: É uma espécie de curinga. Se você possui em mãos as cartas Às (A), Rei (K) o 4 e o 7, você poderá jogá-las nesta ordem de uma só vez (se livrando de 4 cartas ao mesmo tempo) no momento do jogo que você quiser, mesmo se o jogo está em dupla, trinca, quadra ou revolução, você pode jogar o AK47 (nome referente ao fuzil mesmo) apenas para se livrar destas cartas em sua vez e ganhar a rodada.

*Existem algumas modalidades de jogo de presidente em que há uma penalidade para a pessoa que for bater.
Se a pessoa bater usando o Ás ou um 2 na revolução, ela não se torna o presidente, mas sim o bobo, então cuidado com o que jogas.

Estes são os jogos em Presidente, então o mesmo vai seguindo assim até que a primeira pessoa bata e vire o presidente, a segunda pessoa a bater é o vice-presidente, a penúltima a bater é o vice-bobo e a pessoa que sobrar com cartas na mão quando todos já bateram, é o bobo.

Este primeiro turno para definir os cargos dos jogadores é neutro, a partir dele o jogo é contabilizado e neste momento já estão definidos os cargos dos jogadores.
Antes de iniciar a rodada, o bobo deve dar ao presidente suas duas melhores cartas, o presidente dá ao bobo 2 cartas que ele quiser, o vice-bobo dá sua melhor carta ao vice-presidente, e então este dá uma carta qualquer ao vice-bobo.
Os outros jogadores com cargos neutros não trocam cartas.
Após as trocas de cartas a rodada se inicia com o presidente, seguida pelo vice, seguida pela terceira pessoa que bateu (cargo neutro), e assim sucessivamente, só lembrando que o vice-bobo joga em penúltimo e o bobo por último.

A partir daí o jogo pode ter quantos turnos os jogadores quiserem (4 no mínimo) contanto que isto seja pre-definido pelos jogadores antes do jogo iniciar.
Ganha a pessoa que for o presidente no último turno.

"Ah mas eu fui o presidente durante 3 turnos e no último não, mas em contra-partida fui o presidente todas as vezes anteriores, mesmo assim eu perco o jogo?''
R: Sim. Não importa em quantos turnos você foi o presidente, o vencedor do jogo é aquele que conseguir bater primeiro no último, ser o presidente nas outras rodadas lhe dá a vantagem de ganhar as melhores cartas do bobo, mas isso não lhe garante o jogo todo.

0 comentários:

Postar um comentário