Pages

Subscribe:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Vou lhe ensinar a jogar Sueca!


Na postagem de hoje irei mostrar a vocês como jogar Sueca!

Num jogo de Sueca joga-se entre duas pessoas ou duas duplas (4 pessoas) e assim como no Truco, utiliza-se um baralho e  retira-se os naipes de 8, 9, 10 e os Coringas (jokers) restando 40 cartas ao todo.

Distribuição:
Se está jogando em duplas, o seu parceiro deve sentar à sua frente.
No início do jogo é definido o carteador, então o mesmo distribui 10 cartas fechadas para cada jogador no sentido horário, sendo que ele irá distribuir as cartas para si por último. Após distribuir as cartas para todos, o carteador deve revelar a última carta que foi distribuída para ele, e esta definirá o naipe do trunfo (ver mais abaixo).
O objetivo do jogo é ter o maior número de pontos arrecadados durante as rodadas.

Jogando:
O jogador à esquerda do carteador quem irá começar a jogar. De suas 10 cartas, ele deve escolher uma carta de sua mão para baixar na mesa.
A pessoa que joga a primeira carta está dando inicio a 'puxada', ou seja, a carta do naipe que esta pessoa baixar na mesa, todos os outros jogadores serão obrigador a colocar também deste mesmo naipe.
Por exemplo, o jogador dá a puxada com um 6 de copas... Então todos os outros jogadores deverão colocar na mesa alguma carta com o naipe de copas.
Ganha a rodada aquele jogador que tiver a carta mais forte na mesa.
A força das cartas no jogo de Sueca é o seguinte:



Ou seja, o Às é a carta mais forte seguida pelo 7. Então se por exemplo, o jogador puxar um naipe de ouros e jogar um rei de ouros e eu jogar um 7 de ouros eu ganho a rodada, pois o 7 é mais forte que o rei.
O jogador que venceu a rodada irá pegar as 4 cartas da mesa para si e irá colocá-las num montinho fechado. Estas cartas não serão utilizadas ao longo do jogo.
Quando todos os jogadores jogarem sua última carta na mesa a primeira partida se encerra (também chamada de vaza).
Então todos os jogadores deverão contar quantas cartas possuem em seus respectivos montinhos.
Cada carta representa um valor diferente, segue:


Ou seja, para cada valete (J) que o jogador possuir no montinho são +3 pontos. Se por exemplo um jogador possuir quatro valetes serão 12 pontos e mais 2 damas serão mais 4 pontos, ou seja, um total de 16 pontos.
As demais cartas (do 2 ao 6) não valem pontos.
Ganha a vaza quem tiver mais pontos dependendo das cartas dos montinhos adquiridos ao longo do jogo.
O jogo se encerra em 4 vazas, ou seja, quem ganhar as 4 vazas primeiro vence o jogo.
*Se está jogando em dupla, os montinhos dos parceiros são contabilizados juntos.
*O jogador que venceu a rodada irá definir o naipe da puxada, sendo que ele quem irá colocar a primeira carta na mesa. À partir deste jogador, o jogo é continuado sempre à sua esquerda.
*Se um jogador ou uma dupla vencerem as 10 cartas da vaza, eles fazem o que chamamos de 'bandeirada'. No caso de uma bandeirada, não terá mais outras vazas, a dupla ou o jogador que conseguiu a bandeirada ganha automaticamente o jogo.

Trunfo:
Como dito no início da postagem, o carteador vai distribuir as 10 cartas para si por último, e a última carta a ser dada a ele irá ser revelada no jogo para os outros jogadores. O naipe desta carta revelada será o naipe do trunfo.
Os trunfos são as cartas mais fortes do jogo, até mais forte que o Às da puxada.
Se por exemplo o naipe do trunfo for espadas, e o naipe da puxada for copas, o jogador que colocar qualquer carta do naipe de espadas na mesa (pode até ser o 2) vai ganhar a rodada.
Mas há uma restrição quanto aos trunfos: Você só poderá jogar um trunfo na mesa se você não possuir nenhuma carta do naipe da puxada!

Quando você não possuir uma carta do naipe da puxada você tem duas escolhas: Ou joga uma carta do naipe do trunfo (se possuir) ou joga uma carta de qualquer naipe. Porém, ao jogar uma carta de naipe qualquer, ela vai valer zero e vai automaticamente perder para todas as outras cartas na mesa que forem do naipe da puxada, portanto nunca jogue um Às ou um 7 de naipe diferente do da puxada com a esperança de que vai ganhar a rodada porque não vai. Se a carta que você jogou não for trunfo nem de acordo com o naipe da puxada, ela valerá zero mesmo se for um Às.
Lembre-se sempre que você não pode segurar cartas: Se você possuir alguma carta do naipe da puxada, você será obrigado a jogá-la na mesa. 
Segurar cartas na Sueca é considerado trapaça e resulta em punição.
*Não é permitido jogar o trunfo na mesa se você possuir alguma carta com o naipe da puxada, isto também é considerado trapaça!

*Se dois ou mais jogadores jogarem um trunfo na mesa, vence o trunfo com valor mais forte (seguindo o mesmo critério para as cartas normais: 2, 3, 4, 5, 6, Q, J, K, 7, Às).
*Se algum jogador baixar na mesa um Às de trunfo ele vencerá a rodada automaticamente, pois o Às do naipe do trunfo é a carta mais forte do jogo, por isso pode ser chamada de 'Super trunfo'.

Exemplo de jogo na mesa:
Veja uma imagem abaixo demonstrando como as cartas ficam posicionadas na mesa num jogo de Sueca:


Veja que assim como no truco, em sueca as cartas são jogadas na direção do jogador que a jogou.
Note também que neste exemplo o jogador 4 levou a vaza, pois jogou na mesa um 7 com o naipe da puxada (ouros).

Variante de Sueca: Bisca!
Existe um jogo muito parecido com sueca, o jogo de Bisca.
Os critérios de jogo na bisca são iguais do que em sueca: Ganha a carta mais forte da rodada (sendo que em bisca e força das cartas é a mesma que em sueca) é possível utilizar um naipe para o trunfo (chamado justamente de 'bisca'), o jogo é jogado entre 2 jogadores ou 2 duplas, são utilizadas as 40 cartas do baralho (sempre excluindo os naipes de 8, 9, 10 e os coringas), e ganha aquele que tiver mais pontos numa vaza, juntando as cartas do monte.
Só existem três diferenças entre o jogo de Sueca e o jogo de Bisca:

1) Não são distribuídas 10 cartas para todos os jogadores, mas sim 3 para cada um.
Quando todos os jogadores tiverem jogado uma carta na mesa (e ficarem com 2 na mão) cada um deles deve comprar mais uma carta do monte, até que não restem mais carta no mesmo (final da vaza).

2) O naipe do trunfo não é definido pela última carta recebida para o carteador.
Para definir o naipe do trunfo em bisca, algum jogador deve cortar o baralho e dele sortear uma carta fechada, ao revelar esta carta, o naipe da mesma será válida como naipe do trunfo.
Esta carta deve estar sempre visível na mesa.

3) O jogador que possuir o 2 do mesmo naipe do trunfo poderá substituir seu 2 pela carta do trunfo da mesa, e poderá baixá-la.

Essas são as três únicas diferenças entre Sueca e Bisca, agora basta você decidir qual dos dois jogos você tem mais vontade de jogar. ;)

0 comentários:

Postar um comentário