Pages

Subscribe:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Um jogo muito bom: Tranca


Tranca é um dos meus jogos favoritos em que você pode jogar entre duas pessoas ou duas duplas (4 pessoas) e utilizar dois baralhos e suas 108 cartas (até mesmo os curingas).
O jogo de tranca é muito parecido com buraco, me sujeito até a dizer que é uma variante do mesmo.
Recomendo que antes de tentar aprender a jogar tranca, você dê uma lida neste tutorial de como jogar buraco (clique aqui), assim as regras do jogo de tranca poderão ficar mais claras em sua mente, ok?

Lembrando o objetivo:
Pois bem, o jogo (assim como em buraco) inicia com alguém distribuindo 11 cartas para cada jogador.
A primeira pessoa a começar a rodada deve comprar uma carta no monte.
Em sua vez, o jogador poderá baixar jogos na mesa (se desejar e se for possível) e poderá completá-los também (caso já tiver algum jogo baixado).
Lembrando que para baixar jogos na mesa, o jogador deve ter no mínimo uma sequência de 3 cartas do mesmo naipe para iniciar seu jogo, só tendo estas 3 cartas que ele poderá baixar o jogo na mesa.
Em tranca, o jogo de trinca (também chamado de lavadeira) é permitido, ou seja, você pode colocar cartas de mesmo valor numa ordem.
Então jogos permitidos em tranca são:

Sequência, por exemplo: 4, 5, 6, 7 ou Q, K, A

Trinca (lavadeira): 8,8, 8 ou J, J, J, J, J

Quando o jogo já esta na mesa a pessoa pode ir completando-o em sua vez com quantas cartas quiser.
Para encerrar a sua vez, o jogador deverá descartar alguma carta que não precise, deixando-a no lixo.
Ao ter cartas no lixo, o próximo jogador pode fazer duas escolhas: Ou comprar uma carta do monte, ou comprar o lixo.
Em tranca assim como em buraco fechado, o lixo não fica visível (apenas a carta do topo é visível) e existe a condição da compra justificada, onde a pessoa só poderá comprar o lixo se for utilizar a carta do topo em algum jogo na mesa ou para formar algum jogo na mão, que imediatamente deverá ser baixado na mesa.
Ao comprar a carta do topo do lixo, compra-se todas as outras cartas que estão ali, sem exceções. 

O número 3:
Diferente do jogo de buraco, em tranca, o número 3 possui um papel diferente do que ser apenas o 'número 3 da sequência'.
O 3 de naipes vermelhos (copas e ouros) não são colocados nas sequências dos jogos, mas podem ser baixados em algum lugar da mesa para no final da contagem de pontos valerem 100 pontos cada.
O 3 vermelho só valerá 100 pontos caso o jogador que o baixou na mesa tiver pelo menos uma canastra (sequência numérica com no mínimo 7 cartas ou uma trinca de no mínimo 7 cartas). Caso este jogador não tiver uma canastra e baixe o 3 vermelho na mesa, o mesmo descontará 100 pontos da pontuação total deste jogador ou desta dupla, no final do jogo.
Por isso muitas pessoas preferem baixar o 3 vermelho na mesa, apenas quando já tiverem uma canastra em jogo.


Já no caso do 3 de naipes pretos (paus e espadas), estes desempenharão um papel mais envolvente no jogo:
Eles também não devem ser encaixados nas sequências dos jogos na mesa, portanto, ao receber um 3 preto você deve jogá-lo no lixo.
Acontece que quando há um 3 preto no topo do lixo, o mesmo fica inacessível (trancado), daí o motivo de o nome do jogo ser 'tranca'.
Ao ter um 3 preto no topo do lixo, o mesmo não poderá ser comprado até que o próximo jogador destranque o lixo jogando uma carta qualquer no mesmo (a não ser que mantenha a lixeira trancada, jogando outro 3 preto ali).
Esta jogada pode ser útil, pois a partir do momento que o lixo encontra-se trancado, o oponente não poderá comprá-lo (perdendo a oportunidade de adquirir alguma carta que se encontre na lixeira e que poderia o ajudar em algum jogo).


Curingas:
Como os números 3 em tranca não podem ser colocados nas sequências, a ordem das mesmas não iniciam do Às (Às, 2, 3, 4, 5 e etc...) como em buraco. Em tranca, as sequências sempre iniciarão do 4 e poderão terminar no Às:
Sequência completa em tranca: 4, 5, 6, 7, 8 , 9, 10, J, Q, K, Às.

Portanto o papel do 2 em tranca é somente o papel do curinga, ou seja, você pode utilizar o 2 para substituir qualquer carta faltante em sua sequência, por exemplo:

6, 7, 2, 9...

Ou em suas trincas também:

5, 5, 5, 2, 5...

Ao colocar um joker ou um 2 em sua sequência, ela nunca se tornará limpa, portanto ao colocar estas cartas em canastras, elas ficarão sujas até o fim.

Pontos:
Quando um jogador 'bater', ou seja, não tiver mais cartas na mão, ele pegará o morto (um monte com mais 11 cartas).
Se bater direto (ou seja, a sua última carta não foi jogada no lixo, mas sim utilizada num jogo na mesa) ele pode utilizar o morto nesta rodada, e encerra sua vez descartando uma carta do morto.
Se bater indireto (colocar sua última carta no lixo para poder bater) ele só poderá utilizar o morto na próxima vez que for jogar.
Quando os 2 mortos serem utilizados, o primeiro jogador a bater (não ter mais cartas em mãos) fará a batida final e o jogo se encerra, e inicia-se a contagem de pontos.


Para ganhar em tranca o critério é o mesmo do de buraco: Vence aquele que fizer mais pontos no final de tudo, seguindo esta contagem de pontos:

Cada canastra limpa: 200 pontos;
Cada canastra suja: 100 pontos;
Batida final: 100 pontos;
Cada 3 vermelho baixado na mesa com canastra: 100 pontos;
Cada 3 vermelho baixado na mesa sem canastra: - 100 pontos
Cartas de 4 à rei na mesa: 10 pontos cada;
Cartas de 4 à rei na mão: - 10 pontos cada
Cada Às na mesa: 15 pontos;
Cada Às na mão: - 15 pontos
Cada curinga (2) na mesa: 10 ponto;
Cada curinga (2) na mão: - 10 pontos;
Cada joker na mesa: 50 pontos;
Cada joker na mão: - 50 pontos;
Não pegar o morto: - 100 pontos;

0 comentários:

Postar um comentário