Pages

Subscribe:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Tutorial: Como se jogar Copas

Copa

O jogo de copas é um jogo de cartas muito legal e viciante (eu pelo menos gosto bastante) que pode ser jogado entre 2 à 7 pessoas, apesar de que para todos receberam a mesma quantidades de cartas e não restar nada no lixo, o mais recomendável é jogar entre 4 pessoas.
Utiliza-se um baralho apenas descartando os coringas (jokers).

Objetivo:
Ao contrário da maioria dos jogos de cartas, em Copas pontuar é algo ruim, ou seja, quanto mais pontos você tiver, mais perto da derrota você estará.
Neste jogo o objetivo é justamente ao contrário, você deve evitar ao máximo fazer pontos.
Acontece que só existem dois tipos de cartas que pontuam: Todas as cartas do naipe de copas e a dama de espadas (também chama de 'dama negra').

Dinâmica:
Digamos que está jogando entre 4 pessoas, portanto, nestas circunstâncias é distribuído para cada jogador um total de 13 cartas.
Agora temos as rodadas onde as cartas serão baixadas na mesa (chamadas de vazas). Inicia a vaza quem estiver com o 2 de paus (se estiver jogando entre 4 pessoas, no caso de estar jogando com menos de 4 jogadores, inicia a rodada quem estiver à direita do carteador caso nenhuma pessoa tenha recebido o 2 de paus).
Essa é a primeira vaza. 
Assim como em sueca, o jogador que inicia a vaza jogará uma carta de determinado naipe e os jogadores seguintes deverão seguir este naipe, ou seja, apenas colocar na mesa uma carta com o naipe inicial proposto.
Ganha a vaza quem tiver a carta mais alta na mesa seguindo esta força das cartas (mais fraca até a mais forte):
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A.

Quem ganhar a vaza receberá as 4 cartas da rodada e estas ficarão separadas num monte fechado, essas cartas não serão mais utilizadas nesta vez.
Nem sempre ganhar a vaza é algo bom, portanto o foco do jogo na maioria das vezes é perder a vaza jogando sua carta de menor valor. 
Claro que existem alguns casos onde ganhar a vaza é vantajoso, veja abaixo:

1) ganhar a vaza com cartas que não pontuam: É vantajoso ganhar a vaza (se puder) nesse caso, pois se não existem cartas que valem pontos na mesa (copas ou a dama negra) ganhar as cartas na mesa não irá alterar os seus pontos, pois as demais cartas valem zero.
Ganhar a vaza lhe dá a possibilidade de iniciar uma nova vaza jogando uma carta que na qual os outros deverão seguir pelo naipe, às vezes isso pode ser bom.

2) tentar atirar na lua: Esta jogada faz com que você ganhe todas as cartas de copas na vaza e a dama negra. A princípio isso pode parecer ser algo ruim, mas se você atirar na lua você fica com a pontuação 0 e todos os outros jogadores ganham 26 pontos direto.
Mas lembre-se: tentar atirar na lua é arriscado, porque à partir do momento que algum outro jogador ganhe qualquer copas ou até mesmo a dama negra, você perde a jogada e ainda por cima sai com uma pontuação desfavorável.



Se não desejar ganhar a vaza jogue sempre a carta de menor valor entra as que estão na mesa para garantir que você não a leve.
Quando é jogado na mesa uma carta de copas ou a dama negra cuidado redobrado para não comprar a vaza, a não ser que você seja obrigado não tendo mais possibilidades de jogar outra carta que o salve.

Quando a vaza terminar, ou seja, quando todos os jogadores não tiverem mais cartas na mão, conta-se quantos pontos cada jogador tem. Esses pontos vão se acumulando até que algum jogador chegue a 100 pontos, a partir daí o jogo se encarra e o jogador que atingiu 100 pontos ou mais perderá. Vence o jogador com menos pontos.
Se o jogo ainda não chegou a 100 pontos inicia-se uma nova vaza e o jogo seguirá assim com quantas vazas forem necessárias para o término do jogo.
Na primeira vaza todos os jogadores deverão selecionar três cartas que não desejem e repassá-las para o jogador a sua esquerda.
Este ciclo se repete na segunda vaza onde todos os jogadores passam mais três cartas indesejáveis agora para o jogador a sua direita. Na terceira vaza o mesmo ciclo, porém agora 3 cartas para o jogar à sua frente. 
Na quarta vaza não há repasse de cartas e os jogadores iniciam essa vaza com as cartas que vieram para si.
Após a quarta vaza (seria a quinta) o ciclo volta no início e teremos novamente a primeira vaza, onde mais uma vez os jogadores passam 3 cartas para o oponente a sua esquerda, com isso, na segunda vaza (agora sexta) os jogadores passam 3 cartas para o oponente a sua direita, e assim sucessivamente, apenas tendo o cuidado de lembrar que nas quartas vazas não há repasse de cartas.

Regras:
Não é permitido jogar as cartas com o naipe de copas e a dama negra na primeira vaza;

Não é permitido iniciar uma vaza com as cartas de copas, a não ser que você não tenha mais opções na mão além das cartas de copas, ou que alguma carta deste naipe já tenha sigo jogada na mesa em alguma vaza anterior;

Não é permitido jogar as cartas de copas na hora que você quiser durante o jogo, apenas se você não tiver a carta do naipe inicial para seguir;

Em caso de não ter o naipe para seguir você pode jogar um copas (se tiver) ou alguma carta de qualquer naipe (normalmente cartas altas) - estas cartas com o naipe que não segue o naipe inicial não valem nada na hora de medir as forças das cartas na mesa, sendo assim, automaticamente você perderá a vaza.
*Acontece que quanto mais você se livrar de suas cartas altas, mais chances você tem de não comprar vazas arriscadas que possam estar acompanhadas de cartas que pontuem;

A pessoa que não seguir o naipe tendo possibilidade de fazer isso, ou seja, segurar cartas na mão de propósito, será punida e receberá todas as copas da vaza.

Jogando:
Vou mostrar aqui passo à passo como se joga copas numa partida do jogo no windows 7, acompanhe as explicações.

Aqui está o jogo com quatro jogadores, todos já receberam 13 cartas.
Na primeira vaza, cada jogador deve passar 3 cartas para o jogador a sua esquerda.
Normalmente passa-se as cartas que você não quer para seus oponentes, ou seja, as cartas altas (ases, cartas de figuras e cartas altas do naipe de espadas que podem comprar a dama negra, ou seja, rei e às de espadas):



De cartas altas aqui, irei passar para meu oponente a esquerda (Nicolas, no caso) o meu Às de ouros, o rei de espadas e o valete de copas:


Com isso, o jogador Ruben irá me passar mais três cartas que ele não queira, no caso, ele me passou um rei de paus, oito de ouros e um 9 de copas.
Iniciando a rodada, a jogadora Mariana jogou o 2 de paus e Ruben seguiu o naipe com uma dama de paus:


Como é uma vaza que não é permitido jogar cartas que pontuam, posso jogar uma carta alta aqui e possivelmente ganhar a vaza sem problemas, portanto vou seguir o naipe com meu rei de paus.


Ganhei a vaza com meus rei de paus.
Agora posso iniciar a vaza sendo cautelosa e jogando uma carta de valor mediano, veja:


Novamente ganhei a vaza com um 7 de ouros.
Note que o jogador Ruben (->) não jogou uma carta de ouros, logo, podemos concluir que ele esvaziou o naipe de ouros, ou seja, não tem cartas com este naipe na mão.
Nesta situação que é bem vantajosa, se jogarmos cartas de naipe de ouros, ele pode jogar suas cartas de copas, e então quem ganhar a vaza vai pontuar.
Já que essa não é a minha intenção, vou jogar meu 5 de paus para esvaziar esse naipe e porque ele também é uma carta fraca e não corro risco de comprar mais essa vaza:

Ruben ganhou a vaza com 10 de paus, mas não pontuou, pois não há naipes de copas nem a dama negra na mesa.

Ruben iniciou a vaza jogando um 6 de espadas. Jogo meu 5 de espadas e já não levo essa vaza:


Agora Ruben ganha a vaza e novamente joga uma carta de naipe de espadas, um 7 de espadas.
Infelizmente só tenho mais uma carta de espadas que é um 10, agora torço para alguém jogar uma carta maior que meu 10 (do contrário eu ganho a vaza) ou que ninguém resolva jogar um copas aí:


Nicolas levou a vaza com o valete de espadas.
Veja que ele iniciou a vaza com um 7 de paus:



Como não tenho este naipe para seguir (pois eu o esvaziei) eu tenho duas escolhas: ou jogo uma carta de copas para quem tiver a carta mais alta na mesa levar 1 ponto, ou jogo uma carta alta de qualquer naipe para me livrar dessas cartas de alto valor.
Vou jogar uma carta de copas com valor alto (é sempre bom se livrar dos copas altos o quanto puder) para que a Mariana vença a mão com o valete de paus e tome um ponto:



Agora segui o naipe de Mariana, joguei uma carta baixa e Nicolas iniciará a vaza tendo ganho a mesma com o Às de ouros:


Agora Nicolas inicia uma vaza. 
Todas cartas que pontuam... Cartas com naipe de copas... Sendo assim, jogarei uma de minhas cartas mais fracas deste naipe para não correr o risco de ganhar essa mão e levar 4 pontos:


Mariana também inicia uma vaza com copas. Sou obrigada a jogar este naipe, jogarei mais outra carta fraca para garantir que não comprarei a vaza e leve 4 pontos:


Nicolas ganha a vaza com sua dama de copas e agora inicia a mesma com um 10 de ouros.
Tenho cartas de ouros de sobra, portanto vou colocar aquela que me garanta que não será a mais forte:


Mariana leva a mão com o valete de ouros e inicia a vaza com a dama negra.
Ainda bem que não tenho cartas altas de espadas (caso contrário correria o risco de ganhar a vaza e levar a dama negra) aliás, não tenho espadas, portanto posso jogar qualquer naipe:


Pobre Nicolas, levou a dama negra comprando a vaza com o rei de espadas (Tomou 13 pontos a mais). 
Agora ele inicia a vaza com a dama de ouros, e eu jogo minha última carta desse naipe:


Mariana venceu a vaza com o rei de ouros e na última vaza joga um Às de paus.
Como eu não tenho este naipe, posso jogar minha última carta que consequentemente é um 2 copas:


Mariana levou a vaza com seu Às e nisso ainda tomou 2 pontos pelo meu 2 de copas e o valete de copas lançado pelo Nicolas.
No final da vaza as pontuações ficaram:


Eu e o Ruben estamos empatados e na frente com 0 pontos cada, que beleza!
E o jogo segue assim até que algum jogador atinja 100 pontos ou mais, e vence aquele que ficar com menos pontos ao final de tudo.
Agora inicia-se a segunda vaza seguindo o mesmo conceito da anterior, só que desta vez daremos 3 cartas para nossos jogadores a direita, bem como na próxima vaza este repasse de cartas acontecerá para os jogadores a frente, a próxima vaza não permite repasse de cartas, e assim segue o ciclo voltando para o repasse de 3 cartas a esquerda na quinta vaza.

Outra dica que dou a vocês é se ganhar o Às de copas mantenha-o consigo se possível, assim ele lhe dá o controle do jogo, pois se algum jogador decidir atirar na lua, você pode jogar o Às de copas quando a vaza for iniciada por copas (normalmente no fim do jogo) você pode até acabar levando as 4 cartas, mas antes levar 4 pontos do que 26, certo?
Por ser a carta mais forte, o Às de copas te dá este controle de que quando você perceber que a pessoa está tentando atirar na lua, você possa impedi-la ao se prejudicar.

A melhor pontuação que eu fiz foi essa ao atirar na lua 2 vezes e só ter ganho uma copas no jogo todo:





0 comentários:

Postar um comentário