Pages

Subscribe:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Jogando Rouba Monte & Mico (fácil)



Vou explicar nesta postagem como jogar dois tipos de jogos infantis: Rouba Monte e Mico, começando pelo Rouba monte:

Jogando Rouba Monte:
Joga-se com um baralho sem os curingas, porém dependendo do número de participantes pode-se jogar com mais de um baralho, entre 2 à 8 pessoas (recomendado).
O carteador irá distribuir 4 cartas fechadas para todos os participantes no sentido horário e depois disso irá abrir mais 4 cartas do monte na mesa, assim:


O objetivo do jogo é formar pares com as cartas de sua mão com as que se encontram na mesa.
Os pares são formados pelos valores das cartas (5 com 5, 8 com 8, dama com dama) e não com relação ao seus respectivos naipes.
Por exemplo, no caso acima com as cartas de exemplo, vamos supor que você tenha em mãos um valete.
Note que na mesa há um outro valete, portanto será possível formar um par entre o valete da mesa e o da sua mão:


Ao formar os pares, guarde-os num montinho fechado ao seu lado, quem formar um par poderá formar novos pares (se possível) até não conseguir formar mais pares.
Quando não tiver alguma carta para formar algum par, encerre sua vez jogando alguma carta de sua mão na mesa:

Quando todas as suas cartas da mão forem utilizadas, você deve pegar mais 4 cartas fechadas do monte par si (e assim com todos os outros jogadores também).
Todos os pares que você for formando devem ser colocados todos num mesmo monte.
Se você perceber que a carta do topo do monte do seu adversário forma um par com alguma de suas cartas na mão, você pode roubar a carta do topo do monte dele para formar seu par, e ainda todas as cartas que estavam ali contidas vão para o seu montinho, por isso o nome do jogo é 'rouba monte'.
Se por exemplo, você tem um rei de copas na mão e percebe que no monte do seu oponente a carta do topo do mesmo é um rei de espadas, nessas condições você tem o direito de lhe roubar o monte (todas as cartas de seu oponente que formaram pares) e deixar essas cartas em seu monte.
Em controvérsia, se a carta do topo do seu monte formar algum par com alguma carta de algum de seus oponentes, este poderá roubar seu monte também, portanto há a possibilidade de recuperar seu monte que fora roubado anteriormente.
O jogo se sucede desta forma até que as cartas do maço terminem ou até que ninguém mais consiga formar pares na mesa.
Ganha a pessoa que conseguiu formar ou roubar o maior número de pares, ou seja, a pessoa que possuir o maior monte.
Simples não é mesmo?


Jogando Mico:
Assim como em rouba monte, no jogo de mico o objetivo é formar pares entre suas cartas, porém de um modo diferente, veja:

O jogo de mico pode jogar entre 3 à 6 pessoas com um baralho completo apenas excluindo os curingas.
Defina o carteador do jogo previamente. 
A pessoa sentada à direita do carteador irá cortar o baralho e pegar do mesmo uma carta que deve ser colocada fechada no centro da mesa sem que ninguém a veja, depois disso o carteador distribui as cartas para todos os participantes, começando pela pessoa a sua direita e seguindo a distribuição no sentindo horário. Todas as cartas do monte devem ser distribuídas.
Se está jogando entre 3 pessoas, todos os jogadores receberão a mesma quantidade de cartas.
Quando todos os jogadores receberem suas devidas cartas, todos devem começar a formarem pares com suas cartas na mão (seguindo o mesmo critério de formação de pares do rouba monte, apenas levando em consideração o valor das cartas e não seus naipes).
Os pares de cada participante deverão ser baixado na mesa (deverão ficar expostos na mesa) todos a frente do jogador que os formou.
Forme todos os pares possíveis com as cartas de sua mão e os coloque visivelmente sobre a mesa.
As cartas que lhe restarem na mão e que não formarem pares devem ficar viradas somente para você (apenas você poderá vê-las) em forma de leque.
Quando todos os jogadores formarem seus respectivos pares o jogo se inicia.
O jogador à direita da pessoa que cortou o baralho deve começar a vez. 
Este jogador escolhe uma carta aleatória do leque da pessoa a sua direita e verifica se aquela carta formará um par com alguma carta de sua mão. Se sim, este jogador deve imediatamente baixar seu novo par na mesa e sua jogada é encerrada, se não, ele deve ficar com a carta comprada em seu leque mesmo não formando par algum.
Agora o jogador a sua direita faz o mesmo com o jogador a direita dele e compra uma carta do leque do mesmo e verificar se há a possibilidade de formação de par.
O jogo segue assim até que algum dos jogadores sobre com uma carta na mão e não consiga formar nenhum par (pois a carta que formaria o par está no centro da mesa) está carta que sobrou é o mico.
Existem dois modos de vitória nesse jogo:

A pessoa que sobrou com o mico deve pagar alguma punição (mico) por ter perdido e não ter formado todos os pares.

O outro modo é verificando quem tem mais pares formados na mesa, quem tiver o maior número de pares na mesa vence.
A pessoa que pegou o mico não tem seus pares contabilizados.




0 comentários:

Postar um comentário