Pages

Subscribe:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Aprendendo King



Um dos meus jogos favoritos de cartas: King. O jogo é bem completo, exige muito raciocínio lógico e memória, sem contar que propõe diversos desafios a cada rodada.
Existem dois jeitos de jogar King: Com leilão ou sem leilão.
Vou explicar como jogar sem o leilão (pois é o modo que eu prefiro), mas ao final desta postagem deixarei uma nota sobre o modo de jogo com leilão.

Preparação:
Pois bem, o jogo de king permite de 2 a 4 jogadores individuais, um baralho completo contendo as 52 cartas (descartando os jokers) e é recomendável que tenha em mãos uma folha de papel e caneta para a anotação dos pontos.
No início do jogo, todos recebem 13 cartas fechadas, a pessoa quem recebeu o king (rei de copas) quem irá ser o carteador. 
Definido o carteador, a pessoa sentada a esquerda do mesmo irá embaralhar o monte e o carteador irá novamente distribuir 13 cartas fechadas para cada jogador.
Em King as rodadas se chamam vazas. Em cada vaza serão colocadas na mesa 4 cartas (se houver 4 jogadores), no caso de haver 3 jogadores, 3 cartas serão colocadas na mesa e assim sucessivamente...
Se cada jogador recebe 13 cartas e deve jogar 1 a cada vaza, isto significa que ao todo serão jogadas 13 vazas, 13 vazas completas tem o nome de mão.

Vazas:
A pessoa que carteou (que tirou o king anteriormente) quem iniciará a primeira vaza da primeira mão do jogo.
Esta pessoa deve jogar uma carta de sua mão aberta na mesa, a partir disto, os demais jogadores deverão seguir o naipe da primeira carta que foi jogada.
Se por exemplo a pessoa jogar um 3 de ouros na mesa, os demais jogadores deverão jogar alguma carta com o naipe de ouros na mesma.
Ganha a vaza quem lançar a carta de maior valor.
A força das cartas é a seguinte (da mais forte até a mais fraca):

Às, rei (K), dama (Q), valete (J), 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2

Por exemplo: Uma pessoa inicia a vaza com um 6 de paus (os demais jogadores agora deverão seguir este naipe); o próximo jogador coloca um 9 de paus, depois o outro um valete de paus e por último o próximo jogador coloca um rei de paus, este último jogador irá vencer a vaza pois jogou a maior carta na mesa (rei) com o naipe inicial proposto.
Ao vencer a vaza o jogador vencedor da mesma deve coletar para si as 4 cartas da mesa e deixá-las num montinho fechado (essas cartas não serão utilizadas nesta mão).
O vencedor da vaza inicia uma nova, ou seja, ele joga a primeira carta na mesa com o naipe que deverão seguir.
*Se caso a pessoa não tiver nenhuma carta do naipe proposto para seguir ela pode jogar uma carta de qualquer naipe na mesa, esta carta não valerá nada na hora de medir as forças das cartas, esta jogada é apenas uma opção de descarte.

Mãos de King:
Agora que você sabe o que são vazas e como vencê-las, veja abaixo as jogadas (mãos) que são propostas num jogo de king:

Mão negativas:  as vazas destas mãos ao serem ganhas resultarão em pontos negativos para os jogadores que as vencerem.
Todos os jogadores iniciam o jogo com 0 pontos, e nestas 6 primeiras mãos os pontos que serão levados em conta serão saldos negativos.

Primeira mão: Não ganhar vazas

A primeira mão em King é um azar para quem ganhou cartas fortes, pois a intenção não é ganhar as vazas, de preferência, o bom aqui é nunca se arriscar a jogar uma carta de alto valor e consequentemente levar a vaza (a não ser que seja obrigado) pois a cada vaza que ganhares na primeira mão de king, serão descontados 20 pontos, ou seja, se por exemplo o jogador ganhe 3 vazas, ele ficará com -60 pontos.

Segunda mão: Não ganhar copas



Nesta mão ganhar as vazas não é de total risco como na mão anterior, se você vencer uma vaza nesta mão que possuam cartas de qualquer naipe que não sejam de copas, você não terá nenhum desconto nos pontos, só iniciará a vaza mesmo. Porém, se você ganhar uma vaza que tenha alguma carta com naipe de copas... Bom aí o prejuízo aumenta. Cada carta de copas numa vaza ganha vale 20 pontos negativos, então se por exemplo, um jogador ganhar uma vaza com 2 copas na mesa, já serão descontados do seu saldo total -40 pontos. 

Existem algumas restrições com relação a jogadas de cartas de copas na mesa: 1) Nunca jogue uma carta de copas se você tiver alguma carta do naipe inicial proposto. Exemplo: O naipe da jogada que deve seguir é espadas, você possui cartas de copas na mão, mas também possui cartas de espadas. Nestas condições, você não pode jogar a carta de copas na mesa enquanto tiver cartas do naipe a ser seguido, você só pode lançar copas na mesa se você não tiver cartas do naipe inicial. 


2) Não é permitido iniciar a vaza com alguma carta de copas, a não ser que as únicas cartas que tenha na mão sejam todas do naipe de copas.


Terceira mão: Não mulheres


Nesta mão o prejuízo é dado se comprar as cartas das mulheres (damas de todos os naipes). Cada dama comprada lhe dá um desconto de -50 pontos no saldo total. Em resumo, evite ao máximo de ganhar vazas que tenham damas jogadas na mesa, e se você tiver as damas na mão se livre o quanto antes delas, principalmente se algum jogador jogou um Às ou um rei do mesmo naipe da dama que você tem, assim ele ganhará a vaza e levará sua dama. Outra maneira de se livrar delas, é esvaziar algum naipe (não ter mais cartas de um determinado naipe em mãos) para jogar a dama quando alguma carta de naipe que você não tiver ser jogada na mesa como naipe inicial.
Esta mão encerra automaticamente quando todas as 4 damas forem compradas pelos jogadores, ou seja, nem sempre será necessário jogar as 13 vazas desta mão.

Quarta mão: Não homens



Assim como na mão anterior, não se deve comprar vazas que contenham as cartas masculinas (os valetes e reis de todos os naipes). Para cada carta desta adquirida, serão descontados 30 pontos do saldo total, independente se a carta for valete ou rei. Esta mão também termina automaticamente quando todos os valetes e reis forem comprados, às vezes não se são jogadas as 13 vazas desta mão.

Quinta mão: Não comprar o rei de copas


Nesta mão o risco maior é comprar uma vaza que foi jogada o king (rei de copas). Quando algum jogador ganhar a vaza que possui o rei de copas, a mão automaticamente se encerra, e a pessoa quem ganhou esta vaza terá -160 pontos descontados do saldo total. Para se livrar do rei de copas (se você tê-lo em mãos) você pode esvaziar um naipe e jogar o rei de copas quando alguém jogar uma carta inicial do naipe que você não tem, ou quando alguém resolver jogar um Às de copas na mesa, assim esta pessoa ganha a vaza e leva o rei.

Sexta mão: Não ganhar as últimas duas vazas


Como o nome mesmo diz, o prejuízo nesta mão se encontra nas duas últimas vazas: Ao ganhá-las você terá 180 pontos descontados do seu saldo total, sendo que as última e penúltima vazas valem -90 pontos cada, se ganhas. A estratégia para esta vaza é sempre jogar suas maiores cartas primeiro (assim você se livra das cartas fortes e não corre o risco de ganhar as últimas vazas, tendo então em mãos apenas cartas mais fracas) e se possível, fazer de tudo para perder a antepenúltima vaza, assim você não corre o risco de iniciar a penúltima vaza e começar com algum naipe que ninguém possua e automaticamente vencer a vaza.

Estas são as mãos negativas do jogo, que resultam num saldo menor que zero para os jogadores que as cumprirem, agora veja quais são as mão positivas, ou seja, que resultam em pontos positivos e podem aumentar seu placar:

Mãos positivas ++: existem dois tipos de mãos positivas em king:

Jogar pra cima: esta mão consiste em o jogador vencer as vazas! Cada vaza vencida, o jogador ganha +25 pontos.
O carteador irá decidir primeiramente se irá desejar jogar pra cima ou pra baixo (ver mais abaixo); caso escolha jogar pra cima, ele poderá escolher o naipe do trunfo da mão, ou se esta mão não terá nenhum trunfo.
Trunfo são as cartas do naipe predominante que ganhará de todas as outras cartas.
Por exemplo: O naipe do trunfo é ouros, portanto, todas as cartas com naipe de ouros serão trunfos.
Supondo que o naipe inicial seja paus, por exemplo, um jogador joga o Às de paus (carta mais forte do naipe inicial), o outro joga um 7 de paus, o outro um 3 de paus, e o último jogador joga um 2 miserável só que de ouros. Como ouros é o naipe do trunfo, o jogador que jogou o 2 de ouros vence a vaza, mesmo tendo um Às na mesa.
Se for jogado mais de um trunfo na mesa, vence aquele de maior valor.
Por exemplo: Na mesa um 7 com o naipe de trunfo, e um 9 com naipe de trunfo... O jogador que jogou o 9 vence a vaza, pois o 9 é maior que o 7.
*Só é permitido lançar o trunfo na mesa se você não possuir cartas do naipe inicial proposto.

Mão nula (jogar pra baixo): nesta mão não se tem trunfo e o objetivo é justamente não vencer as vazas.
A vantagem desta mão é que todos os jogadores ganham 325 pontos positivos, portanto, se caso algum jogador não vencer nenhuma vaza desta mão, ele ficará com +325 pontos no saldo total.
À cada vaza vencida, -75 pontos são descontados deste bônus de 325 pontos, isto significa que se algum jogador ganhar 5 vazas nesta mão, ele já perderá seu bônus.


Final:
Depois que se encerrar esta mão, o jogador a esquerda do carteador quem irá decidir se vão jogar novamente pra cima ou se vão jogar pra baixo, e se esta mão terá ou não terá o trunfo (caso for jogado pra cima).
Assim o jogo se sucede sempre no sentindo horário, após esta mão terminar, o jogador a esquerda do jogador anterior quem tomará as decisões ditas acima.
O jogo se encerra quando todos os 4 jogadores tenham tomados as decisões. 
Quando o jogo termina será feita a contagem de pontos de todos os jogadores, vence quem tiver mais pontos positivos. 
Sabendo disto, deixe anotado numa folha o nome de cada jogador com 2 colunas para cada: Uma deve ter anotado os pontos negativos do jogador, e a outra os pontos positivos do mesmo.
O cálculo a se fazer para determinar o vencedor é a diferença (subtração) entre os pontos negativos e positivos do jogador.

Exemplo de um jogo de king:



Eu jogando uma partida de king no facebook.
Veja que estamos na primeira mão onde não se pode ganhar vazas, no caso, a tal da Helena ficou com -20 pontos por ter ganho a vaza com seu valete de paus.

2 comentários:

Unknown disse...

E no caso de serem só duas pessoas, quantas cartas se dão para cada uma?

Unknown disse...

como jogar king

Postar um comentário